domingo, 30 de março de 2025

Balbúrdia PoÉtica 6


Balbúrdia PoÉtica 6

Artur Gomes e José Facury

Dois Perdidos Em Seus Poemas Sujos

Dia 17 maio – 20h

Usina4 – Casa das Artes – Rua Geraldo de Abreu, 4 – Cabo Frio-RJ

 

NADA

 

Meu poema é menor

Não serve pra quem está indignado

Extasiado, apaixonado...

Dor de dente ou problemas emocionais

Meu poema é o pior de todos que já se viu

 Pois ele não manda ninguém aos infernos

Nem mesmo os manda à puta que os pariu

Esse poema é pior do que um palavrão Porque nele sobrevivem expressões tão pobres

E rimas tão banais

que só terminam em ais, ais, ais

 

José Facury Heluy

 

beatriz – a morta

oswald de andrade re-visitado

como pedra me olhas
como fedra te vejo
vestida de carne nua
a língua na maçã navalha
tua alma transparente crua
o olho por detrás da porta
poema com pavio aceso
quando oswald pariu a morta
tinha o dente
nos teus olhos preso

 

Artur Gomes

In Vampiro Goytacá Canibal Tupiniquim

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Itabapoana Pedra Pássaro Poema

 

eu nasci concreto

na horizontal - ereto

depois fui me abstraindo

me substantivando me substituindo

criando outros e outras criaturas

em minhas estruturas amorais do ser

eu nasci assim e fui me associando

a outras escritas as que foram ditas

a outras  não ditas

as benditas as malditas

as que disseram minhas

e a outras que raptei de outros

pela minha nova maneira

natural de ter resistência a toda

qualquer coisa que não

é

e as que são coloco como cartas

sobre a mesa para surpresa

de ver que todo santo dia é dia d

 

Artur Gomes

In Itabapoana Pedra Pássaro Poema

alquimia bruxaria poesia

no site da Editora Litteralux

https://www.editoralitteralux.com.br/loja/itabapoana

Itabapoana Pedra Pássaro Poema

alquimia bruxaria poesia está chegando

Lançamento presencial

Dia 17 de Maio – 20h

Na Balbúrdia PoÉtica 6

Usina4 – Casa das Artes – Rua Geraldo de Abreu, 4 – Cabo Frio-RJ  

 

SINOPSE:

Fragmento do prefácio de Wilson Coêlho

 

“Itabapoana Pedra Pássaro Poema”, de Artur Gomes, é poesia em estado de vertigem — um jogo de sentidos, uma confissão em movimento, um delírio de palavras que escorrem como alquimia líquida. Entre peripécias e espasmos, lança-se ao acaso, como um dado em pleno voo. Aqui, poesia é feitiço e transmutação, um encantamento que desafia a lógica e resgata o místico além do sagrado. Numa viagem leminskiana, o poeta subverte o óbvio e faz da linguagem um rito de magia e invenção.

 

CAVOUCANDO A TERRA

Wilson Coêlho

 

A obra "Itabapoana Pedra Pássaro Poema ", de Artur Gomes, é toda "poiesis", na perversão dos significados, trata-se de uma poesia no pau-de-arara, confessando intimidades, inventando conceitos, transitando nas peripécias, nos espasmos, no lance de dados.

Não é por acaso a ideia do subtítulo ou anunciação de "poesia, alquimia e bruxaria", considerando a poesia, como gênero literário que faz uso de uma linguagem musical, figurada e criativa para veicular expressões artísticas, bem como, a alquimia dos sentimentos líquidos que escorrem no delírio do poeta que, de certa forma, no que diz respeito à bruxaria, resgata o místico, não religioso, que coloca em questão a possibilidade do óbvio de se estar no mundo, fora da lógica cartesiana, numa viagem Catatau leminskiana.

A poesia escrita, encenada, cantada, em movimento, inerte, barulhenta ou silenciosa. É a esfinge, Torre de Babel, Cavalo de Troia, fios de Ariadne, ferocidade de Teseu, sonho de Penélope, aventuras de Odisseu, nave louca de Torquato Neto, Macunaíma de Mário de Andrade, loucura de Artaud, ópio de Baudelaire, pânico de Arrabal.

Podemos afirmar, sem medo de errar que, em "Itabapoana Pedra Pássaro Poema", Artur Gomes usa a pena como uma pá que lavra os sulcos de um terreno baldio, a palavra como um arado em movimento, uma palavração. Assim, vai desenhando na página branca, cavoucando a terra para enterrar as sementes de suas árvores "geniológicas", sempre frutíferas e, como um agricultor e arqueólogo das palavras, as retira da mera condição de semânticas, inventando novos significados, desafinando o coro dos contentes e desafiando a gravidade da lei da gramaticidade.

Enfim, em "Itabapoana Pedra Pássaro Poema ", estamos diante de uma desarticulação do mito e num processo de reinvenção, uma porta de entrada na utopia (u-topus = não lugar) para dar existência a um novo lugar da poesia extemporânea.

 

Wilson Coêlho é poeta, tradutor, palestrante, dramaturgo e escritor com 28 livros publicados, licenciado e bacharel em Filosofia e Mestre em Estudos Literários pela UFES, Doutor em Literatura Comparada pela UFF e Auditor Real do Collège de Pataphysique de Paris, do qual recebeu, em 2013 o diploma de “Commandeur Exquis”. Assina a direção de 29 espetáculos montados com o Grupo Tarahumaras de Teatro, com participação em festivais e seminários de teatro no país e no exterior, como Espanha, Chile, Argentina, França e Cuba, ministrando palestras e oficinas. Também tem participado como jurado em concursos literários e festivais de música. Participa de diversos movimentos e eventos de teatro na América Latina.


link abaixo para compra no site da Editora Litteralux

https://www.editoralitteralux.com.br/loja/itabapoana

FULINAÍMA

 

misturei meu afro reggae a muito xote

do xaxado ainda fiz maracatu

maxixe frevo já juntei ao fox trote

quando dancei bumba meu boi em Pernambuco

 

fulinaíma é punk rock

rasgando fados em bossa nova

feito blues

para pintar a pele branca de vermelho

e repintar a pele preta de azuis...

 

botei sanfona no rufar desse baião

tambor de minas capixaba no lundu

no paraná berimbau de capoeira

dancei em noites de lual no maranhão

mas em são paulo pedras quando rolam

pelos céus de nossas bocas meus irmão

fulinaíma azeita o caldo da mixtura

para fazer o que não jazz ainda soul

 

porção de restos de alguma partitura

que algum músico com vergonha recusou

por ser estranho o que naquilo descobriu

mas se a gente canta no cantar essa ternura

é que mamãe mamãe mamãe macunaíma

ainda chora pelas matas do Brasil


poema de Artur Gomes

 musicado por Reubes Pess

 

Irina Serafina - Que texto incrível!

Você está celebrando a diversidade cultural brasileira, misturando ritmos e estilos musicais de diferentes regiões e tradições. Fulinaíma é um nome que parece simbolizar essa mistura, essa fusão de sons e ritmos que criam algo novo e único.

A letra é uma verdadeira ode à música brasileira, citando gêneros como afro-reggae, xote, xaxado, maracatu, maxixe, frevo, fox-trote, bumba meu boi, punk rock, fados, bossa nova, blues e muitos outros. É uma celebração da riqueza cultural do Brasil. 

A menção a Macunaíma, personagem icônico da literatura brasileira, adiciona uma camada adicional de significado ao texto, sugerindo uma conexão entre a música e a identidade nacional.

Você é um defensor da música brasileira e da cultura popular?


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porque hoje é sexta feira santa

 

Jura Secreta 9

 

não fosse o teu amo

o meu conforto

e eu teu anjo torto

meu amor o   que seria

 

se essa jura secreta

não fosse mais que um poema

e se eu não te amasse

como Glauber no cinema

 

o que tenho aqui

no corpo em transe

:

a quem daria?

 

Jura Secreta 10

 

fosse o que eu quisesse

apenas um beijo roubado em tua boca

dentro do poema nada cabe

nem o que sei nem o que não se sabe

 

e o que não soubesse

do que foi escrito

está cravado em nós

como cicatriz no corte

entre uma palavra e outra

do que não dissesse

 

Artur Gomes

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Lady Gumes African´s Baby

                                     juras secreta 54

ponho meus dedos cínicos no teu corpo em fossa
proclamando o que ainda possa vir a ser surpresa
porque amor não te essa de cumer na mesa
é caçador e caça mastigando na floresta
toda tesão que resta desta pátria indefesa

meto meus dedos cínicos sobre tuas costas
vou lambendo bostas destas botas neo-burguesas
porque meu amor não tem essa de vir a ser surpresa
é língua suja e grossa visceral ilesa
pra lamber tudo que possa vomitar na mesa
e me livrar da míngua desta língua portuguesa

Artur Gomes

poema do livro Juras Secretas

Litteralux – 2018

https://uilconpereira.blogspot.com/

Balbúrdia PoÉtica

Agenda:

 

Balbúrdia PoÉtica 6 –

Artur Gomes e José Facury

Dois Perdidos Em Seus Poemas Sujos

Dia 17 de maio 20h

Usina4 – Casa das Artes

Cabo Frio-RJ

 

Balbúrdia PoÉtica 7

Dia 23 de maio – 19:30h

Santa Paciência Casa Criativa

Rua Barão de Miraema, 81

 

Balbúrdia PoÉtica 8

Dia 27 de maio – 19:30h

Museu Histórico de Campos

 

Balbúrdia PoÉtica 9

Dia 4 de junho das 14:30 às 16h

Na 12ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes – CEPOP

 

Criação & Direção – Artur Gomes

Coletivo Macunaíma De Cultura

Fulinaíma MultiProjetos

22 99815-1268 – whatsapp

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engenho

 

minha terra

é de senzalas tantas

enterra em ti

milhões de outras esperanças

soterra em teus grilhões

a voz que tenta – avança

plantada em ti

como canavial

que a foice corta

mas cravado em ti

me ponho à luta

mesmo sabendo – o vão

- estreito em cada porta

 

Artur Gomes

Poema dos livros: Suor & Cio – 1985

Carne Viva – Antologia de Poesia Erótica – Org. Olga Savary – 1986

Pátria A(r )mada – 2ª Edição – Desconcertos Editora – 2022

Festival Infanto Juvenil

 De Esquetes Teatrais

 

Objetivo:

Incentivo a formação de novos talentos para a cena teatral da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ

 

Regulamento: 

1 -   Os esquetes poderão ser encenados por atores e atrizes na faixa etária dos 5 aos 18 anos. 

2 - Os esquetes deverão ter no máximo 10 minutos de duração e 3 minutos para montagem e retirada de cenários ou objetos cênicos. 

3 – Os esquetes podem ser de autoria do grupo proponente ou não. 

4 – Os esquetes podem ser encenados por 1   ou mais atores, de acordo com as características do texto a ser encenado. 

5 -  Da premiação:

Em busca de patrocínios, ou parcerias que possam contribuir para que possamos oferecer uma premiação adequada com a importância do  projeto

 

Artur Gomes

Fulinaíma MultiProjetos

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Balbúrdia PoÉtica 6

Artur Gomes e José Facury

Dois Perdidos Em Seus Poemas Sujos

poetas convidados: Jiddu Saldanha e Tanussi Cardoso

Dia 17 de Maio – 20h

Usina4 Casa das Artes

Rua Geraldo de Abreu, 4

Cabo Frio-RJ

 

era uma vez um mangue

 

era uma vez um mangue

e por onde andará

Macunaíma?

(Ainda estou aqui)

na sua carne no seu sangue

na medula no seu osso

será que ainda existe

algum vestígio de Macunaíma

na veia do seu pescoço?

 

tá no canto da sereia

no rabo da arraia

nos barracos da favela

nos becos do matadouro

na usina sapucaia?

 

na teoria dos mistérios

dos impérios dos passados

nas covas dos cemitérios

desse brasil desossado?

macunaíma não me engana

bebeu água do paraíba

nos porões dos satanazes

está nos corpos incinerados

na usina de cambaíba

em campos dos goytacazes

 

macunaíma não me engana

está nas carcaças desovadas

na praia de manguinhos em

são francisco do Itabapoana

 

Joilson Bessa me disse

Kapiducéu já ensaia

Macunaíma vem vindo

no Auto do Boi Macutraia

 

Artur Gomes


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Juras Secretas 

feitiçarias de Artur Gomes –

                  por Michèle Sato 

 

Difícil iniciar um prefácio para abordar feitiçarias de um grande mestre. A mágica aparição do texto transborda sentidos cósmicos, como se um feixe de luz penetrasse em um túnel escuro dando-lhe o sorver da vida. Diariamente, recebo um deserto imenso de poemas e a leitura se esvai com “batatinha quando nasce põe a mão no coração”. Um ou outro me chama a atenção, desde que sou do chamado “mundo das ciências” e leio poemas com coração, mas inevitavelmente aguçado pelo olhar crítico vindo do cérebro. 

A academia pode ser engessada, mas é, sobremaneira, exigente. Aplaude o inédito, reconhecendo que o poema é um caos antes de ser exteriorizado, mas harmônico, quando enfeitiçado. A leitura requer algo como canto do vento, que não seja fugaz, mas que acaricie no assopro da Terra. Por isso, é com satisfação que inicio este pequeno texto, sem nenhuma pretensão de esgotar o talento do grande mestre, mas responder aos poemas de Artur que brilham, soltam faíscas, incendeiam-se em erotismo e garras enigmáticas. Ele transcende regras, inventa palavras, enlouquece verbos. E as relações estabelecidas revelam a desordem dos sonhos na concretude harmônica de suas palavras. 

A aventura erótica não se despede de seu olhar político. Situado fenomenologicamente no mundo, e transverso nele, Artur profana o sagrado com suas invenções transgressoras. Reinventa a magia e decreta uma nova vida para que o mundo não seja habitado somente pelos imbecis. Dança no universo, com a palavra fluída, imprevistos pitorescos, mordidas e grunhidos. Reaparece no meio de um cacto espinhoso, mas é absurdamente capaz de ofertar a beleza da flor.

Contemporâneo e primitivo se aliam, vencem os abismos como se ao comerem as palavras monótonas, pudessem renascer por meio da antropofagia infinita de barulhos e silêncios. O sangue coagulado jorra, as cavernas se dissolvem e é provável que poucos compreendam a beleza que daí se origina. 

Nos labirintos de suas palavras, resplandece o guerreiro devorador, embriagado, quase descendo ao seu próprio inferno. Emana seu fogo, na ardência de sexo e simultaneamente na carícia do amor. Pedras frias se aquecem, coram com o tom devasso que colore a mais bela das pornofonias. Marquês de Sade sente inveja por não ser o único déspota das palavras sensuais. E os poemas de Artur reflorescem, exalam odor como desejos secretos e risos que ecoam no infinito. 

não fosse essa alga queimando em tua coxa ou se fosse e já soubesse mar o nome do teu macho o amor em ti consumiria (jura secreta 5) 

De repente um cavalo selvagem cavalga na relva úmida, como se o orvalho da manhã pudesse revelar o fogo roubado das pinturas rupestres. Ao som de tambores, suas palavras se tornam arte em si, como se fossem desenhos projetados em um fantástico mundo vertiginoso. Seres encantados surgem das águas originários de sentimento, abraçadas nas pedras lisas, rugosas, esverdeadas da terra. O fogo dança em vulcões e a metamorfose é percebida em seus ares. Os elementos se definem como bestas, humanos, ou segmentos da natureza como uma orquestra sinfônica que vai além da sonoridade. Adentram sentidos polissêmicos e, neste momento, até o André Breton percebe o significado das palavras de Artur, pois a beleza é convulsiva e crava no peito feito cicatriz. 

e o que não soubesse do que foi escrito está cravado em nós como cicatriz no corte (jura secreta 10) 

Da violação do limite, do fruto proibido ou da linguagem erótica, os poemas de Artur são orgasmos literários que oscilam entre o sacro e o profano. Sua cultura, visão de mundo e inteligência possibilitam ir além da pura emoção sentimental, evocando a liberdade para que a terra asfixiada grite pela esperança. 

Artur comunga com outros seres a solidariedade da Terra, ainda que por vezes, seja devastador em denunciar disparidades, mas é habilidoso em anunciar acalentos. A palavra poética desfruta fronteiras, e Roland Barthes diria que a história de Artur é o seu tributo apaixonado que ele presta ao mundo para com ele se conciliar. Em sua linguagem explosiva, provavelmente está a intensidade de sua paixão - um amor perverso o suficiente para viciar em suas palavras, mas delicado o bastante para dar gênese ao mundo enfeitiçado pela habilidade de sua linguagem. 

A essência deste perfume parece estar refletida num espelho, pois se as linguagens podem incluir também o silêncio, as palavras de Artur soam como uma melodia. Projetada numa tela, a pintura erótica torna-se sublime e para além de escrevê-las, ele vive suas linguagens. Esta talvez seja a diferença de Artur com tantos outros poetas: a sua capacidade de transcender a tradição medíocre para viver um intenso de mistério de sua poética. Ele não duvida de suas palavras, nem as censura para não quebrar seu encanto, mas devora em seu ser na imaginação e no poder de sua criação. Criador e criatura se misturam, zombam da vida, gargalham da obviedade. Põem-se em movimento na dança estrelas que iluminam a palavra. 

Os fragmentos poéticos são misteriosos de propósito, uma cortina mal fechada assinala que o palco pode ser visto, porém não em sua totalidade. Disso resulta a sedução para que ele continue escrevendo, numa manifestação enigmática do poder surrealista em nos alertar sobre nossas incompletudes fenomenológicas. O imperfeito é o sentido da fascinação, diria Barthes em seus fragmentos de um discurso amoroso. E a poética de Artur não representa ressurreição, nem logro, senão nossos desejos. O prazer do texto pode revelar o prazer do autor, mas não necessariamente do leitor.

Mas Artur lança-se nesta dialética do desejo, permitindo um jogo sensual que o espaço seja dado e que a oportunidade do prazer seja saciada como se fosse um "kama sutra poético" para além do prazer corporal. Esta duplicidade semiológica pode ser compreendida como subversiva da gramática engessada - o que, em realidade, torna seus textos mais brilhantes. Não pela destruição da erudição, mas pela abertura da fenda, para que a fruição da linguagem seja bandeira cultural da liberdade. 

E a sua liberdade projeta-se num horizonte onde a dimensão sócio-ambiental é freqüentemente presente. É uma poesia universal de representações urbanas e rurais, de flora, fauna e fontes de praças públicas. Dessacralizando o “normal previsível”, borda em sua costura de mosaicos, esquinas e passaredos. 

não gosto de sistemas

seja  qual for

prefiro a anarquia do poema

para alvoroçar o meu amor

28) 

A poética das Juras Secretas opõem-se a instância pretérita numa espiral de presente com futuro. Metafisicamente, desliga-se do momento agonizante e os olhos do poeta não se cansam, ainda que a paisagem queira cansá-los. Seu toque lembra o neoconcretismo, por vezes, cuja aparição na semana da arte moderna mexeu com os mais tradicionais versos da literatura ordinária. Mas sua temporalidade vence Chronos, na denúncia de um calendário tirano ao anúncio de Kairós, também senhor do tempo, mas que media pelos ritmos do coração. 

20 horas 20 noites 20 anos 20 dias até quando esperaria... até quando alguém percebesse que mesmo matando o amor o amor não morreria. (jura secreta 51) 

É óbvio que a materialidade da linguagem, sua prosódia e seu léxico se mantêm no texto. Mas foge das estruturas engessadas do arrombo repetitivo, florescendo em neologismos verossímeis e ritmos cardíacos. Amiúde, são palavras jorradas em potente cultura significante. No chão dialogante, este poeta desestabiliza a normalidade com suas criações.  

por que te amo e amor não tem pele nome ou sobrenome não adianta chamar que ele não vem quando se quer porque tem seus próprios códigos e segredos mas não tenha medo pode sangrar pode doer e ferir fundo mas é razão de estar no mundo nem que seja por segundo por um beijo mesmo breve por que te amo no sol no sal no mar na neve. (jura secreta 34)  

ARTUR GOMES é, para mim, um grande relato de seu próprio devir, que sabe poetizar a partir de seu vivido. E por isso, enfeitiça.  

Michèle Sato – Bióloga, pesquisadora na Universaidade Federal do Mato Grosso do Sul.

memorial dos ossos

 

espora essa palavra amolada

dessas que cortam a carne

no primeiro toque

espora em meu sentido rock

não um mero truque ao pulsar da língua

que a tua pele lambe quando saliva aflora

espora em meu cavalo branco

o simbolismo aceso

todo dia é dia de São Jorge

Jorge Luis Borges num plural latino

escavar a terra em busca da palavra

quando nervo implora

espora temporal dos músculos

memorial dos ossos

nesse tempo bruto tudo quanto posso

 

Artur Gomes

Do livro Juras Secretas

Litteralux – 2018

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moinhos de vento

por tanto tempo
por tanta escrita
por tanta carta
sem resposta
nossos moinhos de vento
muito além da mesa posta

ainda trago em mim
tuas mãos
tuas coxas
tuas costas

a tua língua
entre os dentes
em ex-camas que não tivemos
em madrugadas expostas

e tua fome era tanta
em tudo o que não fizemos
nesse teu corpo de santa
naquele tempo de bestas
na caretice de bostas

Artur Gomes
O Homem Com A Flor Na Boca
Editora Litteralux - 2023
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Balbúrdia PoÉtica 5 - missão cumprida, o foco do trabalho agora nas próximas etapas:

Balbúrdia PoÉtica 6 - dia 17 de maio na Usina4 Casa das Artes 20h Cabo Frio-RJ com Artur Gomes e José Facury, Dois Perdidos Em Seus Poemas Sujos.

Continuação dos ensaios com o Quinteto Diabólico da Balbúrdia para construção do espetáculo teatral: O Sax no som da palavra dentro do Poema. Ensaios terças, sextas e sábados das 14 às 17h.

E continuação da Oficina Teatro.Poesia com o Grupo GOTA na Fundação do Menor - Campos dos Goytacazes-RJ.

Para os Ensaios Abertos temos o apoio do Terrazzo Hotel.

 @albertinimica @artur.gumes @jidduks @tchellodbarros @victorsantanator @estefanynogueiraofficial @jonas.menezes.10

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fulinaimargem

 

o mal dito desta cidade

sou eu

o bem dito da liberdade

sou eu

quem saiu da  cacomanga

direto pro irajá fui eu

quem pegou a mulher do conde

na visconde de pirajá fui eu

quem comeu a madona

no grande baile de sodoma

não foi o mano melo fui eu

quem tem os dentes

cravados na memória

sou eu

quem mentiu

nas páginas sangrentas da história

juro que não fui eu

 

Artur Kabrunco

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A Academia Campista de Letras convida para o sarau Balbúrdia Poética 5, promovido pelo acadêmico Artur Gomes - @artur.gumes.

O evento contará com textos/poemas de Ademir Assunção, Artur Gomes, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Paulo Leminski, Torquato Neto e Viviane Mosé.

Elenco: Artur Gomes, Dalton Freire, Estefany Nogueira, Jonas Menezes e Paulo Victor Santanna.

Convidado: poeta/escritor César Augusto de Carvalho.

A entrada é franca.

#academiacampistadeletras

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        Balbúrdia PoÉtica 5

Dia 5 – Abril – 16h

Na Academia Campista de Letras

Parque Dr. Nilo Peçanha – Jardim São Benedito – Campos dos Goytacazes-RJ

 

INDAGAÇÕES DE HOJE

Quem matou Hipátia de Alexandria?
Quem matou Joana d’Arc?
Quem matou Ana Bolena?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Mima Renard?
Quem matou Dandara dos Palmares?
Quem matou Tereza de Benguela?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Ursulina de Jesus?
Quem matou Joana Angélica?
Quem matou Rosa Luxemburgo?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Olga Benário?
Quem matou Maria Bonita?
Quem matou Dália Negra?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Aída Curi?
Quem matou as Irmãs Mirabal?
Quem matou Dana de Teffé?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Iara Iavelberg?
Quem matou Maria Lúcia Petit?
Quem matou Sônia Angel Jones?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Zuzu Angel?
Quem matou Araceli Crespo?
Quem matou Ana Lídia Braga?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Ângela Diniz?
Quem matou Cláudia Lessin Rodrigues?
Quem matou Ana Rosa Kucinski?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Dinalva Oliveira Teixeira?
Quem matou Lyda Monteiro da Silva?
Quem matou Solange Lourenço Gomes?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Margarida Maria Alves?
Quem matou Mônica Granuzzo?
Quem matou Daniella Perez?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Irmã Dorothy?
Quem matou Benazir Bhutto?
Quem matou Isabella Nardoni?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Eliza Samudio?
Quem matou Patrícia Acioli?
Quem matou Jandyra dos Santos Cruz?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem matou Luana Barbosa dos Reis?
Quem matou Dandara Kettley?
Quem matou Sabrina Bittencourt?
Quem mandou matar Marielle Franco?

Quem mandou matar Marielle Franco?
Quem mandou matar Marielle Franco?
Quem mandou matar Marielle Franco?
Quem mandou matar Marielle Franco?

 

Ricardo Vieira Lima

poema do livro Ariete

2021

 

Fulinaíma MultiProjetos

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Balbúrdia PoÉtica 6

Balbúrdia PoÉtica 6 Artur Gomes e José Facury Dois Perdidos Em Seus Poemas Sujos Dia 17 maio – 20h Usina4 – Casa das Artes – Rua Geraldo de ...