sexta-feira, 22 de março de 2024

Tchello d´Barros

 

👆 CONVIDO-LHES PARA O LANÇAMENTO DE MEU LIVRO EM SÃO PAULO 😀

 

O escritor, redator e roteirista Tchello d’Barros, catarinense radicado no Rio de Janeiro (RJ), lançará seu livro de poemas, “Cataclísmica”, pela Desconcertos Editora, em 22 de março de 2024, as 19h, na Livraria Patuscada, em São Paulo.

 

O LIVRO

 

"Cataclísmica– 100 Poemínimos e hum Manifesto" consiste coleção de textos breves que dialogam com os livros anteriores do autor, mantendo a experimentação formal como eixo do trabalho. O autor traz a lume uma série de nanopoemas, também chamados de poemínimos, em uma tônica que transita entre o rigor formal na montagem dos versos e instigantes combinações sonoras e visuais com eventuais jogos de palavras. O arco temático fala sobre relações humanas, vida em sociedade, aspectos inusitados do cotidiano, mas também (não sem algumas ironias) sobre amor, sexo, fé, política e até mesmo alguma metalinguagem poética de ocasião. São quatro capítulos: Dantes, Devir, Porvir e Hodierno, cada um reunindo textos que se aproximam seja pela forma, seja pelo conteúdo. Além disso, há um bônus no livro, uma prosa poética: o manifesto Ode à Pindorama Contemporânea, texto iniciado em guardanapos na cafeteria do Theatro Municipal de São Paulo, no âmbito das comemorações do centenário da Semana de 22. A obra reúne poemas de diferentes fases da carreira de Tchello d’Barros, que já conta com 3 décadas de atividades no cenário nacional e internacional, com 10 obras solo publicadas e textos em mais de 100 antologias e livros didáticos. "Cataclísmica" chega para somar no catálogo da Desconcertos Editora (SP), conhecido por valorizar a produção poética contemporânea no Brasil.

 

CRÍTICA

 

O jornalista e professor universitário paulistano Franklin Valverde considera no prefácio da obra que ‘Tchello d'Barros, entre os poetas brasileiros, é um dos que melhor entendeu todas as possibilidades que as redes oferecem, brindando a todos e a todas com sua qualificada produção poética. Agora, com a publicação deste "Cataclísmica", temos a oportunidade de nos deleitarmos com uma parte de sua criação poética reunida neste volume.’’ Já a Drª. Urda Alice Klueger, romancista e membra da Academia Catarinense de Letras, aponta na orelha da obra o aspecto nomadista do autor-viajante, contando que “...vi crescer a preocupação de Tchello d’Barros com o que se passava em nosso país, em nossa América dita Latina, no mundo. Ensaiou ele, então, as suas primeiras viagens, primeiro para os outros lados do grande Mar-Oceano (...) quando menos se esperava, estava por aqui outra vez, agitando o coreto, com algum livro novo, alguma nova exposição. Pouca gente, que eu conheça, é capaz de tal busca, de tal preocupação em ver e sentir”. E os aspectos mais teóricos da obra são abordados pelo Prof. Dr. José Endoença Martins, ao iniciar seu posfácio questionando: “Onde se encaixa a poesia de Tchello d’Barros na literatura poética atual? A centralidade que o olhar ocupa nos versos do autor são geradores de visões sonoras e revisões amorosas nos jogos verbais que articulam, onde a poesia é tomada pela palavra que olha e, no olhar, se reinventa, jogando-se contra si mesma. Os jogos verbais se revelam no relevo dos jogos amorosos com os quais Tchello edifica o conjunto dos versos e poemas de "Cataclísmica". Tais jogos sonoros redimensionam as nuances poéticas do olhar.”

 

DADOS DA OBRA

 

Título: “CATACLÍSMICA” ®

Autor: Tchello d’Barros ©

Gênero: Poesia

Páginas: 140 págs.

Formato: 14 X 21 cm

Ano: 2024

Edição: Desconcertos Editora

Projeto gráfico: Multi-Prisma

Orelha: Drª. Urda Alice Klueger

Prefácio: Franklin Valverde

Posfácio: Prof. Dr. José Endoença Martins

Imagem da capa: “Labyrintithesis” - poema

visual de Tchello d’Barros

Preço de capa (pré-venda e lançamento): R$ 50,00

 

SERVIÇO

 

Evento: Lançamento do livro “Cataclísmica” de Tchello d’Barros

Sessão de autógrafos e sarau Poesia Plural c/ poetas convidados

Horário: 19 h

Data: 22.Mar.2024 – Sexta-feira

Local: Livraria & Café Patuscada

Rua Luís Murat, 40 - Pinheiros. São Paulo (SP)

Realização: Desconcertos Editora

Entrada franca

Preço do exemplar: R$ 50,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Live em homenagem a Antônio Cícero

No próximo dia 23 às 16:hs à convite da minha amiga  Renata Barcellos BarcellArtes  estaremos nessa live em homenagem a memória de  Antônio ...